this site the web

dicas para cabelos

quarta-feira, 12 de março de 2008




Truques Para o Cabelo



Truques Para o Cabelo "O cabelo é a moldura do rosto"






Antes de mais nada, veja qual é o seu tipo de cabelo:



- Cabelos Secos: Falta de brilho, aspecto seco desde a raiz até as pontas. Geralmente são cabelos armados, volumosos e de toque mais áspero. Costumam, também, ser mais difíceis de pentear e sem balanço.



- Cabelos Oleosos: São gordurosos, pesados, sem volume, geralmente finos. Têm brilho que, às vezes, é decorrente do excesso de óleo existente no couro cabeludo.



- Cabelos Normais: Aparência muito saudável. São cabelos brilhantes, com vida, balanço e volume. Não apresentam os problemas do cabelo oleoso ou seco.



- Cabelos Mistos: Os fios são oleosos na raiz e normais nas pontas; ou ainda normais na raiz e secos nas pontas. Actualmente este é um tipo de cabelo bastante comum.



TRUQUES NA LAVAGEM

- Use sempre champô e amaciador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido.

- Não use champô demais nem o coloque directamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.

- Enxagúe bem os cabelos para retirar o excesso de champô e amaciador e use um champô anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.

- Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguadela com água fria.

- Na lavagem, remova muito bem o champô e o amaciador. Se ficarem resíduos, os fios pesam e o corte não aparece.

- Não ponha amaciador junto à raiz do cabelo.

- Para uma lavagem rápida e seca, passe talco no cabelo e escove por completo.

- Não ensaboe a cabeça por mais do que 30 segundos.

- Após aplicar o champô, enxagúe os cabelos com água fria para fazer a humidade aderir aos fios de cabelo.

- Aguarde ao menos 48 horas depois de tingir os cabelos para usar champô. Dê um tempo para ele absorver a cor.

- Não utilize o vulgar 2 em 1 (champô com amaciador) pois enfraquece o cabelo.

- Após o amaciador, aplique um creme hidratante sem enxaguar, que vai hidratar o fio e protegê-lo do calor do secador.



Truques Para o Cabelo







TRUQUES PARA PENTEAR OS CABELOS

- Escovas arredondadas são melhores para dar forma aos cabelos, as de diâmetro maior alisam e as estreitas dão volume. Escovas de cerdas unidas são mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas são boas para cabelos crespos.

- Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois penteie próximo à raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, porque molhado o cabelo é mais frágil.





Truques Para o Cabelo







CABELO FORTE VERSUS CABELO FRACO



- Para dar força aos seus cabelos escolha amaciadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou queratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular e ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.

- As proteínas hidrolisadas também podem ser usadas para as pontas espigadas.

- As pontas espigadas podem ser consequência de agressões físicas e/ou química, mas também pode ser um resultado de escovagem agressiva.

- As pontas espigadas devem ser aparadas a cada 2 ou 3 meses.

- Para dar brilho utilize amaciadores com agentes que formam uma película sobre o cabelo dando também uma aparência mais lisa.

- O crescimento do cabelo está relacionado com três factores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sanguínea.

- Se verificar que o seu cabelo deixou de crescer ou que tem crescido menos do que é normal recorra a um especialista (terapeuta capilar ou dermatologista).

- Para que o seu cabelo cresça mais rápido active a circulação sanguínea. Massaje o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade.

- Para o cabelo crescer com força e vitalidade não se esqueça de beber muita água e da actividade física.

- Evite fumar ou frequentar ambientes de fumo. A nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao cabelo.

- Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressequido e, consequentemente, mais frágil, retirando o brilho natural.

- Deixe o seu couro cabeludo respirar e modere na utilização de chapéu, boné ou lenços na cabeça.

- Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.

- Evite dormir com os cabelos molhados pois abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protectora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo.

- Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Ureia, são estimulantes sanguíneos.

- Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade.

- O que mantém os cabelos hidratados são o sebo e o suor produzidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, que revestem os fios. Alterações hormonais, processos químicos, sol, má alimentação e outros factores dificultam a hidratação originando um cabelo seco.

- Cabelos oleosos são uma determinação genética, mas alterações hormonais e stress pioram o problema.

- Engana-se quem acha que cabelos normais não precisam de cuidados. Os cabelos normais, como todos os outros, também estão expostos diariamente às agressões do sol, vento e poluição, logo precisam de atenção.

- Cabelos quimicamente tratados são quebradiços, frágeis e opacos, possuem grande tendência à formação de pontas espigadas. Acumulam electricidade estática e são difíceis de pentear. A nutrição capilar é prejudicada tornando os fios e o couro cabeludo desidratados e desvitalizados.



Truques Para o Cabelo







TRUQUES PARA O DIA-A-DIA



- Para diminuir o volume do seu cabelo, prenda o cabelo húmido com uma touca caseira (meia de nylon). Um óleo à base de silicone, aplicado nas pontas dos cabelos também os deixa menos volumosos.

- Para dar volume a cabelos com permanente entre as lavagens, humedeça um pouco seu cabelo com água fresca e ajeite os caracóis com os dedos.

- Um dos motivos da caspa e a oleosidade do cabelo masculino é a testosterona, uma hormona masculina. Uma maneira de controlar esses efeitos é usar produtos para limpeza profunda do couro cabeludo, não lavar o cabelo com água muito quente - pois aumenta a oleosidade - e evitar pentear ou escovar os fios com força.

- Use um pouco de creme para remover a electricidade estática, controlar pontas rebeldes e dar uma aparência brilhante tanto aos cabelos lisos como encaracolados. Aplique uma quantidade bem pequena numa mão e esfregue entre as palmas das mãos. Então, passe as mãos entre os cabelos. Se for fazer tranças, aplique antes e depois de as fazer, para dar os retoques finais.

- Use spray para manter o penteado no lugar. Se deseja uma aparência de suavidade, mas precisa controlar o cabelo, coloque o spray na palma das mãos e passe suavemente na superfície do cabelo.

- Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha. Depois seque o cabelo com uma distância de 15 centímetros do cabelo, a uma temperatura mínima ou média.

- Para retirar electricidade estática utilize amaciadores que contêm amónia quaternária podem reduzir a electricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando-os. Também pode evitar electricidade estática humedecendo a sua escova antes de escovar.



Truques Para o Cabelo







TRUQUES PARA PRODUTOS CASEIROS



- Repare os cabelos danificados com óleo e gema de ovo. Massaje azeite no cabelo. Então, bata a gema de 1 ovo e use para fazer uma massagem no cabelo, da raiz para as pontas. Aguarde 10 minutos e use o champô normalmente. Faça isso uma vez por semana, durante um mês, e o seu cabelo vai começar a ter um aspecto mais saudável.

- Condicione seu cabelo aplicando maionese antes de lavar com champô. Aplique no cabelo seco e aguarde por meia hora, depois enxagúe e lave normalmente com champô.

- Para enxaguar com limão, misture 1/2 chávena de sumo de limão filtrado e 1 copo de água destilada em uma garrafa. Penteie o cabelo com esse líquido depois de cada lavagem com champô.

- Se o seu couro cabeludo sofre de descamação, tente fazer o seguinte a cada duas semanas: divida o cabelo e passe um chumaço de algodão com álcool tópico sobre o couro cabeludo. Deixe o álcool secar, então escove o cabelo e enxagúe por completo com água quente e sem champô.

- A cerveja pode remover resíduos do seu cabelo. Adicione 6 colheres de sopa de cerveja em 1 copo de água quente e passe sobre o cabelo. Lave com água morna.

- Se os seus cabelos têm tendência a armar com o uso de amaciadores, gel para pentear ou spray, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com o seu champô comum uma vez por semana. Enxagúe e seque normalmente.

- Se o seu cabelo tem coloração artificial que precisa de retoques ou simplesmente se deseja melhorar seu próprio tom de forma natural, loções feitas com ervas dão reflexos ou profundidade e são baratas. Se quiser testar loções de ervas, faça-o sem medo. O efeito delas é tão subtil que não há risco real. No entanto, evite cores de frutas cítricas e de vegetais. Não use limão ou sumo de beterraba, por exemplo. Eles são imprevisíveis ao longo do tempo e muito afectados pela exposição ao sol. O sumo de limão e o sol podem deixá-la mais loira na primeira vez que usar, mas após vários tratamentos, a cor do seu cabelo vai ter tantos tons quanto um tronco de árvore.

- Dê mais brilho ao seu loiro: faça infusão de duas colheres de sopa de camomila seca e duas colheres de sopa de calêndula em 950 ml de água a ferver, por meia hora. Certifique-se de que não está quente demais e espalhe pelo cabelo molhado.

- Dê brilho aos cabelos escuros: no lugar das ervas acima, coloque sálvia e alecrim. Para um brilho extra, adicione uma colher de sopa de vinagre de cidra.

- Dê vida aos ruivos: misture uma colher de sopa de mel com duas de açafrão e adicione 950 ml de água a ferver. Deixe por meia hora, verifique a temperatura e passe suavemente sobre o cabelo molhado. Enxagúe no final.



Truques Para o Cabelo







TRUQUES PARA O VERÃO



- A exposição ao sol, vento, poluição, água do mar, transpiração, cloro, etc. representa um ataque aos nossos cabelos.

- Em 3 minutos, os raios ultravioletas reagem com o sal da água do mar, e aí começa um processo de decomposição da camada protectora dos fios e pigmentos dos cabelos. Isso fará com que eles fiquem porosos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. Resultado: queda dos cabelos.



Sol



- A exposição exagerada dos cabelos ao sol causa envelhecimento dos fios, deixando-os ressequidos, quebradiços e sem brilho. Não deixe os cabelos secarem ao sol.

- Procure mergulhar só na altura de ir embora ou enxagúe o cabelo em água doce, secando-o com uma toalha.

- Passe amaciador antes de mergulhar, de preferência, um amaciador à base de proteínas. O amaciador formará uma camada de protecção.

- Use chapéu.

- Procure lavar os cabelos com champô e amaciador com filtro solar.

-Use produtos à base de vitamina E e C, cremes nutritivos com ferro e zinco para que resistência dos fios aumente.

- Borrife o cabelo com água de coco depois de o lavar normalmente a seguir a um dia de praia com banhos de mar.

- Produtos específicos para proteger o cabelo do calor ajudam a evitar que fique quebradiço.

- Com a exposição solar o cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.

- Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar amaciadores que contenham óxido nítrico e não se esqueça de utilizar bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.



Vento



- O vento retira dos cabelos uma camada de protecção natural, uma espécie de gordura, deixando os cabelos embaraçados e com aparência de arrepiados.

- Passe um gel sem álcool ou silicone para protegê-los ou faça uma trança folgada para diminuir a exposição.



Suor



- Com o suor as partículas de fumo e poeira acabam por se agarrar mais facilmente aos fios do cabelo. A transpiração intensa e frequente também pode causar alteração do pH natural do couro cabeludo. Isso vai deixando os cabelos pesados e sem brilho.

- A dermatite seborreica, ou seja, caspa, também se pode instalar pelo estímulo da transpiração.

- Para limpá-los adequadamente, use champôs removedores de resíduos a cada três ou quatro lavagens.

- Na altura de enxaguar coloque uma colher de chá de bicarbonato de cálcio numa bacia com água. Isso vai ajudar a neutralizar os poluentes que estiverem na água.

- Um banho de creme uma vez por semana dará mais resistência ao cabelo.

- Procure não se submeter a ambientes que a façam transpirar, e deixar o suor por muito tempo no couro cabeludo.

- Lave os cabelos preferencialmente todos os dias usando champôs próprios da época que ajudam a regular seu pH.



Cloro



- Com a água da piscina os seus cabelos ficam duros e difíceis de pentear. Como se isso não bastasse, o cobre da água clorada, reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdedados.

- Procure usar toucas de silicone e passar um protector de cor, principalmente quando for mergulhar ao ar livre, pois o sol pode complicar ainda mais a situação.

- Lave os seus cabelos com champôs anti-resíduo.



Cabelo atado



- O calor do verão pede cabelos presos. Mas, cuidado! Os elásticos finos puxam e partem os fios e os ganchos, se usados sempre no mesmo lugar partem os cabelos.

- Escolha com atenção seus prendedores e procure mudar o local em que prende os cabelos.

- Não use prendedores muito apertados e de elástico.

- Prefira pentes de dentes largos e use creme amaciador para ser mais fácil desembaraçar o cabelo.



Truques Para o Cabelo







CABELEIREIRO



- Nunca, jamais, em tempo algum, faça uma mudança radical quando estiver deprimida ou com raiva. As chances de se arrepender, numa escala de 0 a 5, são de 6.

- Escolha um cabeleireiro em quem confie. Aquele que vai tirar dois dedos, se for apenas isso que você pedir - e nem uma tesourada a mais!

- Levar uma foto de referência ajuda. Mas, antes, pergunte ao profissional: "Tem a ver com o meu estilo? E funciona no meu tipo de cabelo?" As respostas poderão livrá-la de um mar de lágrimas.

- Para não ter um susto com o novo visual, combine com o cabeleireiro fazer a transformação step-by-step: um mês, tira um pouco e vê como se sente. No outro, mais uma diminuída...Evite essa ousadia na véspera ou no dia de um evento especial, como um casamento, viagem importante ou jantar com aquela paixão de há tanto tempo. A situação já gera expectativa, então é melhor contar com a segurança do velho e conhecido cabelo. Além disso, o corte levará alguns dias para ficar com gosta.

- Fique de olho na maneira como o cabeleireiro modela os fios depois do corte e tire todas as suas dúvidas na altura. Pergunte como secar, como usar os modeladores e como pentear.

- Caso resolva pintar o cabelo, madeixas, reflexos ou luzes, fique atenta. Você terá que mudar todo o seu arsenal de produtos para os cabelos.

- O ideal é cortar as pontas de 30 em 30 dias (os cabelos crescem cerca de 1cm por mês). Mas se você quiser deixar o cabelo crescer, pode cortar com menor frequência: de 3 em 3 meses.

- Uma ideia para um visual diferente: pode criar um efeito incrível sobre as suas pontas, utilizando duas cores diferentes. Basta aplicar uma cor mais clara de tinta desde a raiz até as pontas. Depois, aplique uma cor mais escura nas pontas, usando os dedos.

- Se é morena, experimente os tons vermelhos, se é ruiva, experimente os castanhos. Veja-se com uma aparência diferente. Brincar com a cor é uma forma de se expressar!



CABELOS E A ALIMENTAÇÃO



- A alimentação é um factor muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos proteicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois ajudam a nutrir o couro cabeludo.

- Vitamine-se por dentro e por fora. Como os cabelos pertencem a uma região mais periférica e menos importante do corpo, o que sobra de nutrientes vai para o cabelo. Por isso tem que ter bons nutrientes “de sobra” para chegarem à “recta final” intactos e em muita quantidade.- Queda de cabelo e cabelos sem vida podem ser sinal de má alimentação. Tente diminuir o colesterol e as gorduras.



 

W3C Validations

Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Morbi dapibus dolor sit amet metus suscipit iaculis. Quisque at nulla eu elit adipiscing tempor.

Usage Policies